Gestantes de São Gabriel contarão com sala de parto humanizado no Hospital Municipal

Em busca de mais conforto às futuras mamães de São Gabriel do Oeste, o vereador Vagner Trindade conquistou uma emenda parlamentar, através do deputado estadual Gerson Claro, no valor de R$ 40 mil, para adequação de uma sala PPP – (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto).
 
O valor já está na conta da Prefeitura Municipal e vai trazer a possibilidade de um parto humanizado, com equipamentos, equipe especializada, incluindo chuveiro para o banho quente e relaxante, que provoca a vasodilatação periférica; o balanço pélvico tipo cavalinho, que proporciona alívio da tensão muscular; a bola suíça, para exercício da musculatura pélvica; barra de Ling, para exercícios de alongamento e relaxamento e a banqueta de parto, para aumento da dilatação, facilitação da descida do bebê no canal de parto e diminuição da dor.

A sala também será equipada com TV, ar condicionado, poltrona para acompanhante, foco, bancada e berço aquecido para atendimento aos recém nascidos. Vagner Trindade conta que visitou o hospital em novembro de 2019, para fazer um levantamento das necessidades a serem apresentadas ao deputado. Acompanhado pela presidente da Funsaúde, Dulce Munhoz, verificou-se que a sala humanizada para parto normal seria importante.

 “Não perdemos tempo. Fizemos o ofício em novembro, depois fiz questão de convidar o deputado estadual Gerson Claro para conhecer o nosso hospital que ocorreu em março. Após essa visita, o deputado pediu o projeto e, em seguida fez o empenho de sua emenda de R$ 40 mil e quatro meses depois foi depositado na conta da prefeitura”, relata Vagner Trindade que se diz bastante satisfeito com a agilidade do deputado e todo o seu gabinete por garantir o recurso em um espaço de tempo muito curto.

Para o deputado Gerson Claro, além de proporcionar um atendimento especial às mães do município em um momento tão simbólico, a estrutura deve estimular os partos naturais. “As cesarianas ainda dominam o sistema público, e os índices de parto normal estão longe do que é recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Com o estímulo e toda a estrutura montada para o parto humanizado, podemos mudar esse quadro”, observou o deputado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email