“Município transferiu mais de 14 milhões para a saúde nos últimos três meses de 2018”, diz Vagner Trindade

Após participar da audiência pública que apresentou o relatório detalhado referente ao quadrimestre do ano de 2018, o vereador Vagner Trindade constatou que de setembro a dezembro do último ano, foram repassados mais de 14,9 milhões do município para a saúde. Ao mesmo tempo, a transferência de recursos do Governo do Estado somaram R$ 1.179.287,26 e da União/SUS foram repassados R$ 3.299,496,52.

“Existe uma divisão de responsabilidades entre os três poderes: Federal, Estadual e Municipal. Cada um tem as suas funções, os seus limites de atuação, mas o ideal para o funcionamento do sistema de saúde no município é a gestão conjunta de todos esses poderes”, afirma Vagner Trindade que considera desigual o papel da União e Estado para o comprimento de suas responsabilidades, principalmente com a destinação de recursos.
Para o vereador o relatório mostrou que a prefeitura é o principal órgão responsável pela área da saúde e vem se sacrificando financeiramente para cumprir obrigações que não são somente do poder municipal.  “No orçamento de 2019 existe uma previsão de que o município destine 49% para a saúde. É uma porcentagem considerável de investimento”, afirmou.

Atenção Básica

O relatório também apresentou os número de atendimentos e procedimentos nas unidades de saúde que passaram de 95 mil atendimentos e 114 mil procedimentos no final do trimestre de 2018. No CAPS – Centro de Atenção Psicossocial foram 1.561 procedimentos.  De setembro a dezembro foram 2.190 pacientes transportados para Campo Grande.
No SAD – Serviço de Atenção Domiciliar foram 3.830 procedimentos como avaliação médica, de enfermagem, fisioterapia, nutricional, avaliação social e psicológica.

Hospital Municipal

Vagner Trindade também acompanhou a apresentação dos atendimentos no hospital municipal, de janeiro a dezembro de 2018, que somaram 179.403 procedimentos. Desses foram 2.247 internações e 36.567 procedimentos médicos em urgência e emergência. Já as consultas médicas especializadas (anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, clínica médica, ginecologia/obstetrícia, fonoaudiologia, neurologia, oftalmologia, oncologia, otorrinolaringologia e pediatria) foram 20.349 atendimentos durante o ano de 2018.

Pela Lei Complementar Federal Nº141 de 2012, no art. 7º – “Os Municípios e o Distrito Federal aplicarão anualmente em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo, 15% da arrecadação dos impostos”.  Vagner Trindade destaca que São Gabriel do Oeste há muito tempo passa dos 32% do seu orçamento e que são investidos na saúde. “No orçamento de 2019 existe uma previsão de que o município destine 49% para a saúde. É uma porcentagem considerável de investimento para o atendimento continuar sendo de excelência”, afirmou.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email