Projeto de Lei para programa de reabilitação Covid-19, do vereador Vagner Trindade é aprovado na Câmara

De autoria do vereador Vagner Trindade o Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Reabilitação da Covid-19, em São Gabriel do Oeste, foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, nesta terça-feira (13).

O Programa será destinado para auxiliar as pessoas acometidas pela doença que apresentarem sequelas pós-covid, especialmente aqueles que saíram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e necessitam de cuidados especiais e orientação durante sua recuperação.

“O processo de recuperação do paciente pós Covid-19 vai além da alta hospitalar. A maioria dos pacientes que permanecem longos períodos internados voltam para casa com sequelas que impactam sua saúde mental, física ou cognitiva, sendo necessário o acompanhamento”, comentou o vereador Vagner Trindade.

O projeto de lei prevê o atendimento especializado em diversas áreas, como fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, enfermagem, clínica médica, psicologia, psiquiatria, assistência social e acompanhamento de educador físico, desde que recomendado pelo laudo médico. O programa será regulamentado pelo Poder Executivo e dotações orçamentárias próprias da Secretaria Municipal de Saúde.

“Com a criação de um Programa Municipal de reabilitação física pós-covid, acredito ser um instrumento que poderá auxiliar no tratamento, proporcionando ao cidadão a possibilidade de ser acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar e ter uma melhora em sua qualidade de vida” finaliza Vagner Trindade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email