Vagner Trindade cria o Programa Municipal de Educação Empreendedora

O vereador Vagner Trindade apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (09), o Projeto de Lei que criará o Programa Municipal de Educação Empreendedora – PMEE, em São Gabriel do Oeste.

O PMEE tem por objetivo inserir o empreendedorismo na rede municipal de ensino, auxiliando na formação de estudantes com conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras, capazes de transformar ideias em soluções inovadoras, bem como sensibilizar o aluno a respeito do empreendedorismo e da carreira empreendedora, por meio do desenvolvimento de atitudes, habilidades, projetos e comportamentos.

“Na Educação Empreendedora, não basta ensinar conteúdos técnicos ou apresentar ao estudante os muitos dilemas e desafios de nossa sociedade, estimulando-o a pensar caminhos de mudança. É necessário, efetivamente, capacitá-lo a construir esses caminhos por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora e, sobretudo, o levem a aliar a teoria à prática”, comenta o vereador Vagner Trindade.

O Projeto de Lei propõe que o programa seja vinculado à Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, onde as instituições de ensino da rede municipal incluirão no programa pedagógico, grade curricular e/ou em caráter extracurricular, conteúdos e atividades relacionadas ao empreendedorismo, para a realização de práticas empreendedoras no processo de ensino e aprendizagem.

Para a execução do PMEE serão observadas as seguintes diretrizes: Tratar a temática do empreendedorismo como parte diversificada da grade municipal em educação empreendedora; Promover, estimular e apoiar ações que desenvolvam as competências empreendedoras nos alunos, impulsionando o desenvolvimento sustentável; Promover, estimular e apoiar ações que desenvolvam as competências empreendedoras nos alunos, impulsionando o desenvolvimento sustentável; Buscar integração com a comunidade, tendo como funcionamento a inspiração do pensamento empreendedor para estimular os alunos e educadores a desenvolverem ações correlatas.

“Educação Empreendedora é o fortalecimento da crença em um futuro melhor, em que cada um é capaz de construir e empreender. Este Projeto de Lei possui grande relevância para a sociedade em geral, pois estimula competências que capacitem crianças e jovens a tomar decisões, traçar metas e planos, e assim se tornarem protagonistas de suas próprias vidas”, finaliza o parlamentar.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email