Vagner Trindade defende tratamento de sequelas pós-covid e propõe Projeto de Lei

As sequelas do coronavírus podem afetar diretamente a qualidade de vida das pessoas, pensando na população, o vereador Vagner Trindade apresentou um Projeto de Lei que instituirá a criação de um Programa de Reabilitação pós-covid em São Gabriel do Oeste.

O objetivo deste Programa é auxiliar as pessoas acometidas pela doença que apresentarem sequelas pós-covid, especialmente aqueles que saíram da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e que necessitam de cuidados especiais e orientação durante sua recuperação.

“Mesmo após tratamentos com pneumologistas e fisioterapeutas as pessoas ainda podem apresentar perda muscular, cansaço, tontura, dor no peito, mobilidade reduzida, entre outras manifestações. Pensando ao longo prazo, elas necessitam de um programa municipal que realize o acompanhamento dos mesmos através de uma ação conjunta de Secretarias Municipais”, comenta o vereador Vagner Trindade.

O programa poderá ser desenvolvido de diferentes formas, tendo base as necessidades de cada paciente que apresentar sequelas pós infecção, prevendo o atendimento especializado em diversas áreas, como fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, enfermagem, clínica médica, psicologia, psiquiatria, assistência social e acompanhamento de educador físico.

“Com a criação deste programa em São Gabriel do Oeste, acredito ser um importante instrumento que poderá auxiliar no tratamento dos nossos cidadãos, proporcionando a possibilidade de ser acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar e uma melhora em sua qualidade de vida”, cita o vereador Vagner Trindade.

Outra possibilidade apresentada pelo vereador é a ação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo, através da execução de um programa que interligue profissionais de Educação Física que se encontram sem ministrar aulas e demais profissionais municipais, bem como, voluntários ou, ainda, instituições parceiras, para realizarem atividades de reabilitação em munícipes no pós-covid.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email