Vagner Trindade quer recuperação dos meios-fios das vias urbanas de São Gabriel

O vereador Vagner Trindade solicitou através do Pedido de Providência nº 41, apresentado na sessão de terça-feira (12), para que a Prefeitura faça a recuperação de meios-fios da cidade. Segundo o vereador, o reparo é necessário, pois o meio-fio é um importante elemento que protege o terreno na entrada da água e cria um fluxo que escoa a água da chuva para a rede fluvial da cidade.

“O meio-fio é importante para preservar o asfalto protegendo as calçadas. Isso facilita a limpeza urbana. Além disso, o meio-fio melhora a estética e dá o acabamento às ruas”, afirmou o vereador.

Calçadas

Outra solicitação proposta pelo vereador Vagner Trindade foi a Indicação nº 12 para a Prefeitura faça um estudo técnico de padronização de calçadas. “Tenho observado que os moradores estão fazendo suas calçadas com a metragem não adequadas para o tamanho do passeio público”, disse.

Para Vagner Trindade é necessária uma orientação da prefeitura e a reformulação na lei. Segundo o vereador, a avaliação técnica de engenheiros é importante para definir o tamanho do passeio público e a proporcionalidade das calçadas, não esquecendo a acessibilidade.

A calçada é a parte da via destinada à circulação de pedestres, instalação de equipamentos urbanos, vegetação, entre outros. Deve oferecer condições plenas de acessibilidade para garantir segurança, com pisos e texturas adequadas, área de circulação livre – passeio, guias rebaixadas para veículos, sinalização e comunicação.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email