Vagner Trindade realiza encontro com empresários para ajudar jovens a conseguir o primeiro emprego

Empresários de diferentes setores de São Gabriel do Oeste participaram nesta quarta-feira (31) do 1º Café Empresarial, realizado pelo vereador Vagner Trindade.  O evento, ocorrido no Hotel Natureza foi de encontro ao trabalho que o vereador vem realizando com os jovens de São Gabriel do Oeste, que fizeram o cadastro em seu gabinete, com o objetivo de encaixar jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho. Foram convidadas empresas que receberam notificação do Tribunal Regional do Trabalho quanto ao cumprimento da lei do Jovem Aprendiz.

Prevista em lei, a contratação de jovens aprendizes já está sendo cobrada pelo Ministério Público do Trabalho, que prevê multa e sanções para algumas empresas que descumprirem as determinações.

O encontro teve a participação do gerente regional do Centro-Oeste do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, Claudio Rodrigo de Oliveira, que prestou informações a respeito do funcionamento do sistema e falou sobre o programa Jovem Aprendiz. De acordo com as informações, em São Gabriel do Oeste serão oferecidos cursos promovidos pelo CIEE, em parceria com a Prefeitura para auxiliar administrativo, auxiliar em magarefe, comércio e varejo.

O vereador Vagner Trindade comentou que o objetivo do evento foi de estreitar o relacionamento com o empresário e esclarecer sobre a contratação de jovens através do Jovem Aprendiz e programas de estágios.  “Sabemos que para o empresário é muito difícil absorver tudo de uma hora para outra, pois o nosso país está com dificuldade de vendas que também afeta o nosso município”, ressaltou Vagner que acredita ser uma oportunidade valiosa para o mercado de trabalho a inserção dos jovens, mesmo analisando as condições das empresas e a atual conjuntura do País.
“Oportunizar o emprego ao jovem é muito importante, mas para ser bom para os dois lados, vamos fazer um trabalho de valorização e capacitação destes jovens”, disse Vagner Trindade que aposta no potencial da juventude.
“Os jovens são altamente produtivos, comprometidos e dedicados. Certamente, não será um trabalhado só observando o lado social, mas também o econômico do empresário”, destacou Vagner Trindade.

Lei da Aprendizagem

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) diz que empresas podem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. Durante o período de contrato, o jovem deve participar de capacitações, combinando formação teórica e prática. Caso o aprendiz tenha concluído o ensino médio ou estar frequentando a escola.

Pela lei do Jovem Aprendiz, toda empresa de médio ou grande porte precisa contratar adolescentes e jovens, destinando de 5% a 15% das vagas da empresa para esse tipo de contrato. Os aprendizes contratados devem trabalhar de 4 a 6 horas diárias, sem que a carga de trabalho interfira nos estudos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email