Entrevista do vereador Vagner Trindade concedida à Rádio Difusora

“Quais as principais ações? Dificuldades? Como está sendo este início de primeiro mandato e o que São Gabriel do Oeste pode esperar nos próximos anos?” Essas e outras perguntas foram respondidas ao vivo pelo vereador Vagner Trindade, em entrevista concedida à Rádio Difusora, na última quarta-feira (23). Ao apresentador Cícero Choque, o parlamentar também falou sobre política, saúde, infraestrutura, planejamento e projetos. Confira.  

CÍCERO CHOQUE–  Vagner, você está em sua primeira Legislatura como vereador e diante de um momento bastante delicado, não para a política, mas para os políticos brasileiros. Como está sendo esta experiência?

VAGNER TRINDADE –  “Estou vivendo um momento bastante importante na minha vida, porque já tive oportunidade de ser candidato, há oito anos atrás, quando fiquei como suplente, e, agora, eleito vereador com 442 votos. Acho que é um momento importante e bom para os novos políticos. A gente entra em uma nova fase da política brasileira, de renovação, com essa cobrança maior, principalmente nas redes sociais. As cobranças são mais transparentes e o que se passa em Brasília, ou a nível estadual e federal, faz  a gente refletir como pessoa pública. Tenho a meta de fazer o melhor pela minha cidade e não costumo me espelhar com o que acontece em Brasília, pois é uma situação de caos, na qual percebemos que o sistema político do país está defasado.

CÍCERO CHOQUE – É um momento bastante conturbado, mas como sempre falo, a política começa por aqui, começa com o vereador. Vocês são o elo de ligação hoje do Estado e com Brasília. É um momento tão delicado que fica difícil até mesmo de se assumir compromisso com alguém, em relação à população, não é mesmo?

VAGNER TRINDADE –  O ruim, Cícero, por exemplo, participei de uma reunião dias atrás, onde falavam  ‘ a, esses políticos são todos corruptos’. Levantei e disse ‘opa, espera aí! não é bem assim!’ (risos). Todo mundo coloca a classe política como corrupta, mas eu acredito que existem pessoas boas. Como aí, eu não sou nem um pouco modesto em falar, mas me coloco dentro de uma classe nova de políticos, que estão querendo fazer uma forma melhor de administração política. A gente vê, infelizmente, que a discussão sobre futuro, é delicada, porque temos visto corrupção em tudo quanto é lugar, mas acho positivo que, ao mesmo tempo, causa essa discussão e a reflexão, de como que vai ser daqui pra frente. Os próximos políticos, como serão? Hoje somos cobrados na transparência,ou por que não fez tal coisa? Percebo que isso vai favorecer e um dia chegar o momento o Brasil vai ter uma renovação muito grande politicamente.

CÍCERO CHOQUE –  Você é um jovem político e São Gabriel tem hoje a graça de ter uma Câmara jovem , aliada à experiência de um vereador como Roberto Emiliani, que passou por tantos desafios na vida pública, como gestor, como prefeito. Você encara isso como oportunidade de aprendizado?

VAGNER TRINDADE –  Com certeza! A gente convive com pessoas que fazem parte de uma gestão anterior, hoje mesmo, estava conversando com o presidente, Valdecir Malacarne,  sobre os tantos desafios que a gente enfrenta  dentro da Câmara, querendo fazer o melhor e estamos sempre pensando em fazer o melhor, e isso, falo pelos onze vereadores. Quando entramos em sala de reuniões , Cícero, nosso objetivo é pensar no que é melhor para São Gabriel. Roberto Emiliani, por exemplo, com experiência muito grande, até porque foi um dos primeiros prefeitos da cidade, conta relatos históricos, que são super interessantes. Os vereadores que já tiveram experiência em mandato anterior, também nos relatam vivências que tiveram. A gente pode aprimorar todo esse aprendizado, por isso a importância dessa convivência dentro da Câmara, é muito positiva e muito tranqüila também.

CÍCERO CHOQUE–  Seu primeiro Projeto de Lei que está sendo colocado, me parece que é um projeto que mexe com assunto bastante delicado. A gente sabe que hoje, sem querer generalizar, a saúde passa por dificuldades. O projeto obriga divulgação dos horários de atendimento dos médicos em postos de saúde e hospitais. Qual a intenção deste projeto?

VAGNER TRINDADE–  Um ponto importante de se falar é que os médicos de São Gabriel do Oeste trabalham com muito afinco, muito amor. Não só os médicos, mas como toda equipe da área da saúde, fazem um trabalho de extrema importância, e nosso objetivo, claro, não é atrapalhar o andamento. O objetivo desta Lei é dar maior transparência e eficiência na gestão pública. Já existe uma Lei estadual que dispõe sobre a obrigatoriedade  da lista de médicos plantonistas e dos responsáveis pelo plantão, eu só readaptei e coloquei também os postos de saúde. Acho importante o usuário de saúde chegar em um PSF,por exemplo, e ter a oportunidade de saber qual horário que aquele médico vai estar atendendo. Essa lei também vem como um objeto de fiscalização. Na última semana, houve certa polêmica de que eu estaria fazendo um projeto para que a pessoa pudesse escolher o profissional e quero deixar bem esclarecido, que não é este o objetivo. O SUS (Sistema Único de Saúde) não permite que você escolha qual médico vai te atender e a Lei também não vai permitir isso no Hospital Municipal. Nos postos de saúde, só vai divulgar o que já é comum, até porque já são profissionais fixos.

CÍCERO CHOQUE – Sabemos que saúde é um problema sério no Brasil. Como vereador, qual avaliação você faz sobre a questão da saúde em São Gabriel do Oeste?   

VAGNER TRINDADE –  De modo geral, vejo a saúde de São Gabriel como eficiente, porque se você for andar em outros municípios, você não vê a mesma qualidade que encontra no nosso município. Pelo contrário, a gente vê pessoas de fora vindo aqui para serem atendidas. Acho que a saúde, pela competência da equipe de servidores que trabalham na área, tem sua eficiência, porém, o sistema público possui deficiências e aí não é São Gabriel do Oeste, é um problema crônico que atinge o país inteiro. Tenho discutido que os governos passam a responsabilidade para os municípios, mas financeiramente não passam. São Gabriel tem investido mais de 30% em saúde.  

CÍCERO CHOQUE – Temos duas perguntas de ouvintes sobre o SAAE. Na  primeira, gostariam de saber do vereador sobre a qualidade da água e sobre mau cheiro do tratamento. Está sendo feito algo?

VAGNER TRINDADE -Em fevereiro, fiz questão de visitar o SAAE, foi quando o presidente me levou até a central de tratamento e aos poços para mostrar como funciona. Sobre a questão da água, nós vereadores estamos discutindo, pois há uma preocupação, inclusive, agendamos audiência com a responsável do laboratório do SAAE, para discutirmos sobre a qualidade. Depois disso, vamos repassar uma informação mais consistente para a população. Sobre comentários de problemas de saúde, que possivelmente estariam relacionados à água, a responsável do laboratório já me garantiu que não há problema com a qualidade da água de São Gabriel e que os estudos comprovam isso. Sobre a questão do mau cheiro, precisamos ver realmente o que está acontecendo.

CÍCERO CHOQUE – Vereador, como está sua relação com o secretariado do prefeito Jeferson, e como está o andamento destas reivindicações, tendo em vista que a gente vê que suas reivindicações são pontuais e importantes?

VAGNER TRINDADE –  Minha relação com o Executivo é extremamente positiva. Eu tenho uma grande expectativa deste governo fazer um trabalho eficiente e de qualidade. Converso muito com o prefeito e com os secretários e cobro sempre sobre a questão do planejamento. Todos os secretários, todas as vezes que reivindiquei algo, fui respondido e atendido. Quando não fui atendido, recebi resposta explicando.  

CÍCERO CHOQUE  – Sobre a questão da habitação vereador. Temos acompanhado que muitas pessoas estão vindo pra São Gabriel. Esse setor de habitação é delicado e precisa ter um olhar bastante dedicado do vereador, afinal essas casas não saem do dia pra noite, e a população está precisando de casa. É uma preocupação futura?

VAGNER TRINDADE – Com certeza Cícero! Uma coisa que falo é que nós, que estamos iniciando mandato, queremos que as coisas se resolvam o mais rápido possível e a gente bate de frente com a burocracia. Isso me dá agonia. Agora que estou criando o entendimento de que as coisas demoram demais, mas a gente quer resposta o mais rápido possível. Estamos pedindo melhorias e cobrando… Aí reforço a questão do planejamento que cobro bastante.

Mensagem FinalVagner Trindade – Gostaria de agradecer as pessoas que confiaram a mim o papel de estar hoje na Câmara Municipal, como seu representante. Dizer que as pessoas podem nos procurar. Tem minha página no Facebook e o site www.vagnertrindade.com.br, que criei justamente para dar maior transparência em minhas ações. Diariamente, estou na Câmara à disposição, minha dedicação é cem por cento. Quero trabalhar, para daqui quatro anos estar tranquilo de que fiz o melhor para São Gabriel do Oeste, e que conquistei algo que beneficiou a todos os são-gabrielenses. Obrigado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email