Mutirão contra a dengue sugerido pelo vereador Vagner Trindade deve ser realizado no início de 2019

O mutirão contra o Aedes Aegypti – mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zica vírus- deve acontecer no início de 2019, segundo a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste. A ação foi sugerida pelo vereador Vagner Trindade, através do Pedido de Providência nº 240/2018, apresentado na última semana. Além disso, uma semana de mobilização contra o mosquito será realizada no município, entre os dias 3 e 7 de dezembro.

A confirmação ocorreu durante reunião realizada na manhã de terça-feira (27), na Câmara Municipal,  com a presença da vice-prefeita, Ivone Pierezan, e das servidoras da Prefeitura e Secretaria de Saúde, Lourdes Bresolin Pitchenin, Ilaine Marocco e Marcia dos Santos Souza. Durante o encontro, foram discutidas ações para a campanha de combate aos focos do mosquito.  Vagner ainda sugeriu que sejam intensificadas as campanhas publicitárias, no intuito de orientar a população sobre a gravidade do problema.

Segundo a Prefeitura, na semana de mobilização serão distribuídos materiais educativos e ocorrerão palestras nas escolas do município. O ‘Dia D’ de enfrentamento ao mosquito está previsto para o dia 6, e deve contemplar ainda mais trabalhos preventivos.

A preocupação do vereador Vagner Trindade e de outros vereadores já havia sido anunciada durante  sessões ordinárias realizadas na Câmara Municipal. A proliferação do mosquito ocorre justamente neste período, diante do aumento de chuvas. “Nosso objetivo é que aconteçam ações permanentes de orientação e que os trabalhos de limpeza sejam intensificados no verão. A população tem seu papel de responsabilidade, mantendo  casas e terrenos limpos, mas o Poder Público também deve cumprir com sua parte. Só assim poderemos obter grandes resultados”, disse o vereador.

Conforme o setor de vigilância epidemiológica da Prefeitura, serviços periódicos de limpeza na cidade estão sendo feitos e os agentes de saúde auxiliam na fiscalização das casas e terrenos, além de prestar orientações aos moradores. O mutirão de limpeza está previsto para ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro de 2019.

Entenda as diferenças entre as doenças:

Dengue – Mais conhecida pela população brasileira, a dengue é epidêmica em diversas regiões do país principalmente durante o verão. Os sintomas são febre alta (que pode durar até sete dias), dores de cabeça, no corpo, articulações ou atrás do olho, prostração, fraqueza, erupção e coceira na pele. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. A dengue pode levar à morte em casos mais extremos.

Chikungunya – A doença já foi registrada em países da África, Ásia, Europa e ilhas dos oceanos Pacífico e Índico. A chegada ao Brasil se deu com os primeiros casos em setembro do ano passado em Oiapoque, no Amapá. Assim como a dengue, a Chikunguya também tem como principais sintomas febre e dor nas articulações. Também pode ocorrer dor de cabeça, nos músculos e alergias.

Zika – A doença pode ter sido a princípio detectada no estado da Bahia, mas ainda não foi confirmado. Ela provoca quase os mesmo sintomas que as doenças anteriormente relatadas, inclusive reação alérgica. A maior suspeita do Ministério da Saúde é que ela esteja relacionada à epidemia de casos de microcefalia em recém-nascidos.

Não há tratamento específico para as três viroses e nem prevenção, o que significa a utilização de vacinas ou medicamento. Até o momento, as melhores medidas adotadas são a ingestão de muito líquido e repouso. 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email